sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Probioticos

Faz anos que os  criadores ornitológicos tem  percorrido um caminho na busca e na investigação de tratamentos para as patologias das suas aves,ao longo deste caminho teve muitas muitas mudanças na terapêutica mas a inclinação destes últimos anos mas a inclinação destes últimos anos é voltar ao natural.

Quando se começai a utilizar o termo  PROBIÓTICO aparecem os cepticismos lógicos. hoje podemos dizer que não encontrou o medicamento que cure várias doenças mas, são uma alternativa mais que boa para os nossos pássaros.

Os PROBIÓTICOS são utilizados para estabilizar, manter, reproduzir e potenciar a microflora intestinal; para compreender um pouco este conceito começamos por explicar sumariamente o 
funcionamento desta microflora e a sua importância.
A microflora intestinal está composta na sua grande maioria  por lacto bacilos, esta microflora é essencial para decompor as substancias alimentares que não foram tenham sido digeridas previamente, mantém a integridade da mucosa intestinal protegendo assim todas as suas paredes ao desdobrar os alimentos produz vitaminas (sobre todo as do grupo B), e ácidos gordos, reduzem o nível de colesterol e triglicérideos em sangue, ao manter a estabilidade intestinal  aumentando a resposta imune.

Quando agredimos o intestino altera-se o equilíbrio da microflora, e é aqui onde actuam os probioticos .

A microflora pode alterar-se nos seguintes casos, por exemplo: tratamentos com antibióticos, sulfas, anti parasitários, etc: todas as situações que as aves são submetidas ao stress, como muda natural,
vacinas,criação exposições mudanças e/ou mudados, etc, etc. Quando isto sucede não só altera-se a microflora senão todo o aparelho imune competente e deixa o território favorável para a invasão da
 invasão de elementos patogénicos  como salmonelas, escherichia, coli, e outros tantos enteropatógenicos que as vezes libertam toxinas que podem ser mortais para as aves.


Nestes casos é ideal a utilização dos probioticos para proteger o equilíbrio nestes casos é ideal a utilização dos probióticos para protege o equilíbrio intestinal ,Nos casos menos severos pode-se administrar sós , mas per são enfrentados a casos severos e com complicações secundárias deveremos
recorrer ao uso de outros fármacos : ao usar as combinações farmacológicas eliminaremos a patologias sem "deprimir" mais o sistema imune e protegeremos os intestinos.
Para manter este fino equilíbrio não basta como usar probioticos devemos manter os nossos pássaros em bom estado geral com dieta adequadas que possuem os nutrientes necessários.

A palavra PROBIOTICO deriva do grego e realmente actua em prol da vida a favor dela ; alguns autores classificam de diversas maneiras , pela sua forma de acção, por composição, etc. Nós os tratamos um pouco mais amplamente já que cremos que falta muito tempo de estudo sobre o tema,e consideramos que a medida que avançamos nesta busca serão maiores os descobrimentos.

Os PROBIÓTICOS que são constituídos sobre una base de microorganismos são os que iniciam esta nova terapêutica, logo de comprovar-se a sua eficácia foram aparecendo outros que se bem não possuem a composição dos primeiros fazem as vezes destes e podem utilizar-se sós ou em conjunto. Trataremos de descrever cada
caso.
Os PROBIÓTICOS com constituintes bacterianos são geralmente fabricados por laboratórios já que as bactérias são geralmente fabricados por laboratórios já que as bactérias devem ser tratadas para evitar a sua doença em potência. Estes actuam directamente no aparelho  digestivo já que estimulam o crescimento  e a estabilidade da microflora habitual. São inócuos administrados nas doses correspondentes e podem utilizar-se quotidianamente prevenindo na ave de situações normais que em condições  desfavoráveis ponham em risco à saúde como poderia ser as bactérias fungos nos alimentos, humidade relativa alta, calor, situações de stress, etc.

Os PROBIÓTICOS actuam também no caso de patologias não tão habituais, protegendo ao organismo dos efeitos secundários de infecções virais,bacterianas e fungica, aumenta a acidez por produção de ácido láctico, o qual, provoca uma diminuição do pH intestinal criando condições desfavoráveis para o desenvolvimento  de bactérias patogénicas.
O equilíbrio da absorção intestinal se mantém-se  pela integridade das membranas, por isto ao  existir uma disfunção que provocará uma má absorção , portanto o organismo não logrará incorporar los nutrientes necessários, ou o que é pior se houver invasão de elementos patogénicos  que se infiltrariam na corrente sanguínea os metabolismos tóxicos que alguns germes produzem piorando  o quadro clínico da ave.

Estes PROBIÓTICOS são fabricados por laboratórios, que possuem a tecnologia para acondicionar os componentes e facilitar seu uso, estes podem estar constituídos por um ou vários componentes (microorganismos),
Nós consideramos que quando mais complexa seja esta composição mais similitude terá com a microflora intestinal, alguns dos microorganismos mais usados para este propósito são: esporas de Bacillus subtilis,Streptococcus faecium (SF68), Lactobacillus (acidofilus, bifidus, bulgaricus, plantarum,etc).
Estes produtos, por ser relativamente novos no mercado, não estão amplamente difundidos, pelo que se tem conseguido sucedâneos como podem ser:

Preparações caseiras, antioxidantes, frutooligossacarídeos, etc.
As preparações caseiras, eles estão disponíveis em todos os âmbitos  ao não estarem preparados terapeuticamente, geralmente perecerem rapidamente. Como por exemplo temos: Iogurte,leite fermentado, favos de abelha, levedura de cerveja, etc, quando utilizamos estes, devemos supervisionar a sua conservação e não deixar que se degradem já que além de não serem úteis ao propósito desejado podem produzir efeitos adversos.
Os antioxidantes (probióticos antioxidantes para alguns autores) servem como potenciadores de alguns como potenciadores de alguns probioticos, tal é o caso da vitamina E, vitamina C e os Beta carotenos, todos eles estão usualmente nas dietas das nossas aves portanto são de uso diário.

Os Frutooligossacarídeos (FOS) além de ter propriedades alimentares podem-se enquadrar dentro de los estabilizadores intestinais, já que no  organismo animal estes FOS potenciam o crescimento da microflora intestinal. Estes açucares podem encontrar-se em grande variedade de alimentos como plátano, alho, mel, cebola, cevada, trigo, tomate, centeio, açúcar negro, etc. Não são tóxicos e não causam efeitos secundários. 
Los FOS causam redução do pH fecal e seus metabólicos tóxicos promovem a redução do colesterol e triglicérideos em soro, devido ao controlo na absorção de carboidratos e lípidos, alcançando um nível normal de glucose no sangue; são muito bons desintoxicante para o fígado e vias biliares.

Como dizíamos antes os PROBIÓTICOS se bem são um terapêutico de eleição, não são a panaceia, já que se a dieta das nossa aves não é completa pode não suceder a estabilidade, portanto devemos balancear  alimentação para que estes promotores cumpram a sua função de promover a absorção dos nutrientes disponíveis.

DOSIFICAÇÃO 
Depois de 2 anos de trabalho com mais de 15 criadores diferentes, nós tratamos aos PROBIÓTICOS como um componente a mais.
Nas dietas das nossas aves e como os diferentes ingredientes dos regimes, dosificamo-os de acordo com a necessidade.Em regras gerais utilizaremos de 2 a 3 gramas por quilo de biscoito e/ou 1 a 2 gramas por litro de agua, aumentamos esta doses a 2 gramas mais em situações de maior
demanda e/ou patologia.
Esta apresentação reflecte a experiência efectuada por nós durante 2 anos de manuseamento sistematizado nos criadores anteriormente citados pelos anos de manejo sistematizado nos aviários anteriormente citados (por media de aves por aviário 200), que ele começou com com um surto de proventriculitis generalizado. Durante os primeiros meses desta doença efectuamos 180 autopsias estudos sanguíneos, bacteriológicos e histopatológicos,com o qual logo foi detendo a patologia e fomos avaliando o efeito do tratamento com a ajuda dos PROBIÓTICOS, pelo que podemos confirmar as bondades deste terapêutico


In El Veterinario Opina.
13 El Canario Roller

Sem comentários:

Enviar um comentário

Canarios timbrado floreado