domingo, 23 de outubro de 2016

técnicas y trucos - técnicas e truques




















Há técnicas e truques que nos permitem guiar-nos na evolução da canção plástica para que a curva do canto alcance o seu máximo.
Estes truques podemos-os dividir em dois grupos: truques para enriquecer o canto, e truques para travar o declive.

Truques para enriquecer o canto.


Os pássaros tem de ter luz. É um erro frequente fechar-los demasiado cedo para assegurar que cantem antes que o juiz escute , mas a falta de luz inibe o canto e por consequentemente o seu desenvolvimento pleno. 

Alimentação rica. 

Um pouco de ovo com pão ralado dá-lhes animo a cantar. O mesmo ocorre se lhes dermos alface,maçã ou sementes variadas. Por isso as vitaminas favorecem que o pássaro a cantar,mas muitos (criadores) as desaconselham completamente porque temem que o pássaro inicie a sua maturidade sexual e passe rapidamente à fase de canto adulto no calor. 

Para evitar isto há aficionados que lhes dão complexos vitamínicos que não contém a vitamina E, favorecedora das actividades reprodutoras. 


Colocar nas gaiolas individuais quanto antes acelera que entrem na fase de desenvolvimento da canção plástica. Mas isto tem o perigo de que, se não tem todavia desenvolvidas as suas aptidões para o canto, ao querer marcar seu dominio sem faculdades desenvolvem uma canção pobre com giros/gorjeios defeituosos. 

Isolar os pássaros de outros grupos formados, evita o perigo de que o grupo dominante iniba o canto de outros grupos e impeça o seu desenvolvimento e enriquecimento 
temos de retirar exemplares que façam giros/gorjeios fáceis e que não gostamos para evitar que os demais os que copiam ao ter estes gorjeios uma execução mais simples . 
Quando as gaiolas estão colocadas formando uma torre, como se dispõem nos concursos, os canários de baixo sentem-se às vezes coibidos pelo canto dos outros que estão numa posição mais alta.

Subir a posição da gaiolas na torre ajudará-nos a que o passarinho se anime mais a cantar.


Truques para diminuir o declive.


Se um pássaro começa a cantar muito forte, subindo a posição dos poleiros na gaiola se tiver uma posição mais horizontal obriga-o a fazer um canto mais suave.
Incrementar a quantidade de nabo ou colza na mistura alpiste-nabina/ colza provoca um atraso na maturação sexual do canário que faz que baixe o tom dos seus cantos.
A limitação da luz diminui o desenvolvimento do canto e a maturidade sexual do canário.
A colocação de uma grade de ferro ou de fio de pescar na base da gaiola de competição evitará que o pássaro cante desde o solo adoptando uma atitude erguida que favorece o canto muito forte. alem disso ao mesmo tempo, evitaremos que o canário dedique-se a rebuscar alpista não só da gaiola em vez de cantar.
O banho também tranquiliza os pássaros.

O autor numa ocasião em que os seus pássaros desenvolviam um canto não desejável, recomendaram-lhe que coloca-se novamente as aves numa voadora todos juntos para que se lutassem e tomassem banho, mas o autor não pode falar do resultado porque não o fez. 

No entanto o resultado é que não cantam nos primeiros dias e tomam banho e retomam a sua agressividade e alguns "lideres" começam a cantar
.
 in timbrado.com




Sem comentários:

Enviar um comentário

Canarios timbrado floreado