domingo, 11 de dezembro de 2016

PREPARATIVOS ANTES DOS CONCURSOS!!

PREPARATIVOS ANTES DOS CONCURSOS!!
Por Fernando de Juan Vicente

Sabendo  que os aficionados jogam nos 20 minutos que tem de estar os canários diante o juiz, é lógico que nos preocupe  a sua colocação na torre, para obter o maior rendimento.

A preparação das equipas tambem requer, durante a época dos concursos, outras atenções
que a continuação separarei , tão importantes ou e mais que a pregunta do inicio .

HIGIENE: Além da limpeza das gaiolas e os poleiros, colocando como mínimo a banheira duas vezes por semana, desta forma, evitaremos provavelmente a que não tomam banho no bebedouro.

Brassica napus 2.jpg


ALIMENTAÇÃO: Adicionar alternativamente a comida base, um pequeno comedouro  com cenoura ralada misturada com nabina/colza hervida. Ralar tanto o ovo  de codorniz com casca incluida, como a parte
verde dos broculos misturando ambas. Canhamo não muito moido misturado com pão ralado algo humido.
Maçã, alface, pepino, laranja etc. Se na habitação em que se encontram os canários não tem muita luz natural convêm, uma vez por semana deixar no bebedouro 4 gotas de complexo vitaminico 
PROTOVIT (vende-se nas farmacias).

Ao dar a colza fervida evita-se as tripas vermelhas nos canários devido à alta toxicidade e sujidade da casca desta, (quando se ferve deixa uma espuma e agua muito sujas, não dando a medida  do prejudicial que pode ser. Este aspecto desaparece una vez lavada). 
Ao autor dá-lhe bom resultado tendo a mesma opinião de outros companheiros. Portanto, no comedouro só coloca, se adoptar este sistema, a mistura de alpista negrillo e linhaça. Para 1k. de alpista, 200 grs. de negrillo e 150 de linhaça.

ADAPTAÇÃO : Uma vez eleitos as equipas, bem por familias, vocês ou similitude do canto e sem
prejuizo de posteriores trocas, se levam (se for  possivel) a uma habitação distinta da habitual e
com iluminação eléctrica.
Se colocarem sobre uma mesa sentándo-se a curta distancia da pessoa que os prepara. Não importa que haja movimento de outras pessoas na habitação,isto vai habituar os canários a cantar em qualquer situação.
Uma vez  "enjaulados" devem estar vendo-se entre si durante cinco dias para acostuma-los à gaiola e que não se sintam isolados, num sitio com luz natural. Apartir desta data colocar os separadores. 
Falo de separadores porque creio que não convem mante-los permanentemente nas transportadoras, mas sim acostuma-los a estar algumas  horas e utiliza-las para  muda-los para a mesa de treino etc.


EXISTEM VARIAS TEORÍAS SOBRE COMO SITUAR OS CANÀRIOS EM TORRE


1ª Situar os dois melhores um em “A” e o outro em “C” , com a finalidade de que o seu canto envolva o “B” e “D”, conseguindo supostamente uma pontuação mais equilibrada.

2ª Coloca-los de maior ao menor em qualidade, ou seja em “A” o melhor e m “D” o de tom mais alto para não se suba muito e oculte o resto.

3ª Os de menor qualidade em “A” e “B” e em  “C” e “D” os de tom mais oco e excelentes notas, para
que o juiz as perceba com nitidez ao  tê-los mais perto.

4ª “Se tens quatro canários extraordinários, ponhas como os ponhas terás bom resultado.”

Se tenho que eleger fico com a 4ª, mas como é a mais difícil de conseguir escolho a 3ª,
porque em vinte minutos com um juiz experimentado não lhe  envolvimentos nem gaitas, já que
diferenciará o melhor do regular, e com a 3ª facilita-se a audição do bom para conseguir uma
qualificação justa..

Três conselhos importantes que devem aplicar os aficionados dez minutos antes do julgamento 
dos canários: Limpeza da bandeja das gaiolas ; que a mistura do comedouro seja a habitual e não contenha algum tipo de semente que entrenha e que provoque desejo ao pássaro ; que o nivel do recipiente da agua esteja por debaixo da metade para que possam beber mas  não tomar banho.

Autor : Fernando de Juan Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Canarios timbrado floreado