quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Táxon

 
Táxon (plural taxa, em latim, ou táxons, aportuguesado) é uma unidade taxonómica, essencialmente associada a um sistema de classificação científica.

  • O termo taxon é definido pela sua descrição. Não existem regras fixas que regem a definição dos taxa, mas a nomeação e publicação de novos taxa é regido por um conjunto de regras

  •  pode indicar uma unidade em qualquer nível de um sistema de classificação: um reino, género e uma espécie são taxa assim como qualquer outra unidade de um sistema de classificação dos seres vivos.

  • O táxon é o objeto de estudo da Taxonomia, que visa a individualizar e a descrever cada táxon, seja de que nível taxonómico for, e da Sistemática, que visa a organizá-los nos diferentes sistemas de classificação

Em zoologia, a nomenclatura mais comum e utilizada (superfamília a subespécie), é regulada pelo Código Internacional de Nomenclatura Zoológica.

O termo taxon foi pela primeira vez usado em 1926 por Adolf Bernhard Meyer  para grupos de animais. Para plantas foi proposto pelo  Herman Johannes Lam em 1948.

in wikipédia (sujeito a alterações)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Canarios timbrado floreado