1.1. Timbres.
Os timbres são giros/gorjeios de ritmo continuo e timbre ou sonoridade metálica, formados pela
consoante “R” e a vogal “I” (ex. : ririririririri...).
Valor positivo: até 3 Pontos.
Giros/Gorjeios................Timbres
Ritmo Emissão............... continuo
Sonoridade.....................Metálico
Texto fonético.................Limitado
CONSOANTES E VOGAIS ....................Consoante R e Vogal I
EXEMPLOS........................................Ririririririri
PONTOS........................................... até 3 PONTOS
1.2. Variações Rodadas.
As variações rodadas são giros/gorjeios de ritmo continuo, timbre ou sonoridade oca e o texto fonético limitado em que intervém a consoante “R” e as vogais “E”, “O” e “U”(ex.: rororororo...; rururururururu....).
Nestes giros/gorjeios a cadencia da emissão das sílabas é maior que nos timbres de ritmo continuo, motivo pela qual a sensação de continuidade e som rodado consegue-se de maneira mais perfeita.
A duração e presença deste tipo de giros/gorjeios no canto do Timbrado deve ser prudencial, já que o abuso na emissão de sons de carácter oco e rodado pode constituir causa de desqualificação segundo o disposto no ponto correspondente deste Código.
Valor positivo: Até 6 Pontos.
GIRO- Gorjeio ..............................VARIAÇÕES RODADAS
RITMO..........................................EMISSÃO CONTINUA
SONORIDADE...............................OCA
TEXTO FONÉTICO LIMITADO
CONSOANTES E VOGAIS ..........Consoante R
...........Vogais E ,O, U
EXEMPLOS:
Rororororo..
Rururururu...
PONTOS.................................. Até 6 PONTOS
1.3. Timbre de Agua – Blibleo.
O Timbre de agua ou Blibleo é um gorjeio/giro semicontinuo, timbre ou sonoridade aquosa e texto fonético limitado formado pelas consoantes “B” ou “G” unidas na consoante “L” e a consoante “W” e a vogal “I” (ex.: blibliblibli...). Apesar de ter ritmo de emissão semicontinuo, a cadencia adequada será aquela que nos permita perceber claramente as consoantes e as vogais típicas do gorjeio=giro, no caso contrário a dicção confunde-se e perde-se parte da sonoridade aquosa. O som aquoso é o que dá personalidade própria a este gorjeio e justifica o seu carácter de timbre especializado.
Valor positivo: Até 6 Pontos.
GIRO/GORGEIO ............................T. AGUA BLIBLEO
RITMO ..........................................EMISSÃO SEMICONTINUO
SONORIDADE.................................AQUOSA
TEXTO FONÉTICO...........................LIMITADO
CONSOANTES E VOGAIS
Consoantes B, G, L,W
Vogal I
EXEMPLOS
Blibliblibli...
Gligligligli...
PONTOS.............................................. Até 6 PONTOS
1.4. Cascavel = sineta.
O Cascavel é um gorjeio=giro de ritmo semi continuo, timbre ou sonoridade metálica e texto fonético limitado composta pelas consoantes “L” e “N” e a vogal “I” (ex : linlinlinlin... ).
Trata-se como que o timbre de agua, de um timbre especializado, se bem que no caso da cascavel, a personalidade própria como gorjeio concede a uma sonoridade metálica –campanulada, que faz com que o som desta variação que nos recorda o instrumento de que, precisamente, toma o nome o de uma pequena sineta.
A especial sonoridade campanulada permita consoante final “N”.
Valor positivo: Até aos 6 Pontos.
GIRO=Gorgeio...........................................CASCAVEL
RITMO......................................................EMISSÃO SEMICONTINUO
SONORIDADE........................................... METÁLICA
TEXTO......................................................FONÉTICO LIMITADO
CONSOANTES E VOGAIS
Consoantes L, N
Vogal I I
EXEMPLOS
Linlinlin
PONTOS até ..............................................6 PUNTOS
1.5. Floreos Semiligados.
Os Floreios Semiligados são giros/gorjeios de ritmo semicontinuo, de timbre ou sonoridade, principalmente, metálica ou oco e texto fonético ilimitado;isto é nos floreios podem intervir todas as consoantes e vogais.
O conceito de floreios, em certa medida, é residual; já que podemos qualificar como tais a todas aquelas variações que não tenham localização sistemática no resto das epigrafes do Código.
Isso fez, que no seu dia, na casa da ficha de julgamento onde coloca-se os floreios fora o conjunto de coisas diversas e desordenadas onde cabiam muitos giros/gorjeios que na actualidade tem o seu próprio lugar no código e na ficha, mas que no passado, devido às limitações dos primeiros Códigos de Canto,não tinham.
Pode-se dizer sem exagerar, que a gama de floreios que pode emitir o canário de Canto Timbrado Espanhol é ilimitada.
Valor positivo:Até.............................27 Pontos.
GIRO/GORJEIO................................FLOREIOS SEMILIGADOS
RITMO..............................................EMISSÃO SEMICONTINUA
SONORIDADE...................................METÁLICA OU OCA
TEXTO FONÉTICO............................ ILIMITADO
CONSOANTES E VOGAIS ..................Podem intervir no seu texto todas
as consoantes e vogais.
EXEMPLOS
Lu lu lu...
Ti ti ti ...
Tui tui tui...
PONTOS...........................................Até 27 PONTOS
1.6. Floreios Lentos.
Sirvam para este epígrafe os conceitos apontados para o anterior, já que a única diferença que existe entre ambos apoia-se, fundamentalmente, no ritmo de emissão; que no caso dos floreios lentos terá que ser descontinuo.
Os floreios lentos constituem a parte mais bela e musical do canto do canário , até ao ponto de poder afirmar que trata-se da variação reinante do canário de Canto Timbrado Espanhol.
Valor positivo Até 30 Pontos.
GIRO.....................................................FLOREIOS LENTOS
RITMO...................................................EMISSÃO DESCONTINUA
SONORIDADE........................................METÁLICA OU OCA
TEXTO FONÉTICO................................. ILIMITADO
CONSOANTES E VOGAIS VOGAIS
Podem intervir no seu texto todas as consoantes e vogais
EXEMPLOS
Tuii tuii tuii
Tuio tuio tuio
Flioriio flioriio
Taa taa taa
Dooili dooili
Cueli cueli cueli
PONTOS......................................................Até 30 PONTOS
1.7. Campana.
A Campana é um giro/gorjeio de ritmo descontinuo, timbre ou sonoridade metálica (som do instrumento campana) e texto fonético relativamente limitado pela terminação em “N”,“NK” o “NG”.
A consoante final “N” é a que confere a sonoridade acompanhada a este
giro/gorjeio.
Consideramos mais adequado potenciar a terminação “NK”, no lugar de “NG”, já que a campainha, pelas suas especiais características sonoras, é um dos giros de canto do nosso canário que mais probabilidades tem de acusar gangosidade ou nasalidade e estas aumentam com a presença da consoante “G”.
Valor positivo: Até 6 Pontos.
terça-feira, 11 de setembro de 2018
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
A temperatura ideal no local de criação : PERÍODO MÍNIMA MÁXIMA Reprodução 10 graus ...
-
Como desparasitar os canários antes de começar as criações ? PRODUTO ---------------------VERMIZOON ( ZOOPAN) Tratamento : 2 g por cada lit...
-
O treino para o concurso de canários de canto gaiola valênciana ga...
Sem comentários:
Enviar um comentário