quarta-feira, 27 de julho de 2011

III Campeonato de Espanha de canários de canto - Cordova

O 3º Campeonato de canários de canto de Espanha será organizado pelo Club Timbrado de Cordova  

Podem participar neste evento todos os exemplares que disponham anilhas do ano 2011 que perteçam a C.O.M -Confederação Ornitológica Mundial







Para mais informações

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Gaiolas de concurso de canto e sua transportadora .

Contactos: 0034+ 616050961/ 0034+918710741
manolojaulastimbrado@gmail.com

 

Métodos de criação do Canário timbrado espanhol

Saudações ornitológicas para todo(a)s!

Aos adeptos do canário timbrado espanhol , em relação ao treino dos mesmos deixo aqui a minha opinião e a minha experiência.
 
O treino para mim começa desde o nascimento das crias e do método que se usa para criar.

Existem dois métodos :


1º Método, consiste um macho para duas fêmeas onde existem muitos adeptos para o mesmo.

2º Método , consiste um casal que cria normalmente os seus filhotes até a separação realizada pelo criador.

No 1º Método a fêmea choca os ovos sozinha e cria os filhotes só, aqui na minha opinião a comunicação começa por falhar (falta do macho).

Neste método dizem pelo uso de várias fêmeas a variedade genética é maior, mas como disse anteriormente o macho falta. Na natureza os frigilideos criam em par e não é só a fêmea acriar os filhotes.

A vantagem deste método é criar mais e é um tiro no escuropara quem vai iniciar este passatempo.

Um tiro no escuro porque nem sempre a fêmea cria sozinha efica-se sem saber se o canário Macho é um bom progenitor.
Além disso a falta do macho na minha opinião vai influenciar o comportamento e o canto dos filhotes.
Isto é tornam-se mais nervosos com a presença humana e o seu canto é acelerado demais, para desfrutar do canto dos filhotes .
-O uso/manejar de uma fêmea numa gaiola sozinha cria ansiedade e um nível de preocupação elevado ao criador ( fica-se com duvidas do que se está a fazer).
Penso mesmo que quem cria, apenas com fêmeas e um ou dois bons cantores,está a contar com o espaço que tem , a contar com o numero de filhotes e com certeza com o tempo para se dedicar a este método.

Na minha opinião factor tempo é um aliado para quem pode o fazer ,dedicar-se de corpo e alma ao desenvolvimento das crias do ano desde o nascimento, a muda, ao repassar(cantarolar) até ao inicio do treino do canário timbrado espanhol , o seu treino é semelhante ao do roller e malinois.

 
O 2º Método
Na minha humilde opinião é o mais bonito e o mais interessante de observar por todos os motivos desde a aproximação do macho à fêmea e vice-versa.
A preparação do ninho realizado pelos dois ou só pela fêmea,o canto que o timbrado tem na época de acasalamento que é diferente no auge do seu canto.
(no primeiro método se o canário estiver com várias fêmeas pode não cantar) , o seu canto é diferente no inicio dos concursos.
Normalmente no timbrado a maturidade sexual e do canto é atingida aos 6 meses.

 
A comunicação/linguagem é mais forte e natural entre o casal e os futuros filhotes que vão receber de origem a linguagem e os comportamentos dos seus progenitores.
O canto na minha opinião é um canto calmo com uma dicção/timbre que se pode apreciar o canto dos jovens canários.

O interessante do timbrado espanhol é ser um cantor que necessita do criador e o criador dele.

 
Os 2 métodos usados podem levar ao mesmo objectivo que é ter um canário cantor pontuado em concursos ou simplesmente por gostar dos mesmos.

Cumprimentos
Pedro Boavida

Alimentação para todas as raças de canários.


Actualmente uma grande parte dos criadores utiliza as sementes germinadas como elemento importante da alimentação durante o período da criação, devido às suas qualidades alimentícias, pelo gosto das aves, e também pela facilidade em misturar quer com papas quer com outros suplementos alimentares.
No entanto há necessidade de ter cuidados na sua preparação, pois facilmente pode originar a formação de fungos e estes serem ingeridos pelas aves e consequentemente pelas suas crias. Aqui fica portanto uma forma de germinar sementes.

Existem duas fases distintas na sua preparação, a saber:

1. Fase aquosa (dura cerca de 6 horas)
2. Fase húmida (dura cerca de 18 horas)
(A duração pode variar consoante as condições de temperatura, luminosidade, da humidade ambiente e da qualidade das sementes)

Produtos utilizados para desinfectar as sementes

a) Steramina
b)Amuchina

Nota: Por cada 3 litros de água adicionar 5ml de produto – Steramina – durante 1 hora.

1ª Fase:

Passada esta hora com Steramina, juntar as sementes depois de bem lavadas nesta água. No meu caso pessoal uso apenas o nabo (pequeno e vermelho) feijão mungo (Soja verde) e semilha. Adicionar ainda 5ml de Amuchina por litro e deixar as sementes de molho durante 5 horas.

2ª Fase:

• Após este período a água deve estar límpida, resultado do processo correcto de desinfecção das sementes.
• Colocar as sementes um escorredor ou num outro recipiente que permita a saída da água
• Então as sementes devem ser escorridas e passadas com jactos de água quente, para retirar todas as impurezas.
• Depois de bem lavadas, as sementes devem continuar num escorredor e este colocado num recipiente de forma a permitir que a água escorra. Tapam-se então as sementes.
• Devem ser efectuadas várias lavagens periódicas de forma que as sementes não fiquem totalmente secas, permitindo sempre que a água vá escorrendo.
• Após cerca de 18 horas deve ser retirada a humidade em excesso (c/ papel rolo de cozinha por exemplo) e as sementes estão prontas a ser servidas às nossas aves.

Nota:
As sementes devem germinar num local bem iluminado nas sem sol directo. 
O período de germinação varia para cada tipo de semente.


Os textos são da autoria de Carlos Lima - Presidente do LCCP e Juiz CNJ/OMJ
Luis Filipe Vilas Boas - Juiz CTJ/OMJ 
Luis Morais -Tradução para Espanhol.

Receitas de papas para canários - de criadores italianos


Antes do inicio do fabrico industrial das papas e outros complementos alimentares para aves, muitos eram os processos utilizados para dar às crias os complementos que estas necessitam. Para muitos criadores era aqui que se guardavam os grandes segredos de uma criação com sucesso, e muitas destas receitas eram guardadas como preciosidades. Hoje e recordando esses dias, aqui fica uma receita das mais populares e muito utilizada pelos criadores italianos, a Polenta.

Ingredientes:
• 100 g de farinha de milho
• 100 g de sêmola de trigo
• ½ litro de leite
• ¼ litro de água
• 1 ovo
• 1 colher de sopa de mel

Preparação:
1. Ferver o leite e a água misturados.
2. Juntar o mel e mexer bem.
3. Colocar a farinha de milho e sêmola de trigo e deixar cozer durante 6 minutos. Mexer o necessário para não pegar ao fundo e dissolver as farinhas sem deixar grânulos.
4. Deitar o ovo e mexer durante 1 minuto.
5. Retirar do lume e colocar a Polenta com cerca de 3 cm de espessura, num prato.

Está pronta a ser servida às aves depois de bem seca e bem moída.

Os textos são da autoria de Carlos Lima - Presidente do LCCP e Juiz CNJ/OMJ
Luis Filipe Vilas Boas - Juiz CTJ/OMJ 
Luis Morais -Tradução para Espanhol.

COMO AUMENTAR O TAMANHO DOS CANÁRIOS

Este artigo tem importância para as raças de canários de forma e postura julgamos que pode ser do gosto pessoal de quem cria canário de canto o tamanho dos mesmos no entanto o que interessa é o canto no entanto é um complemento para o sucesso do que está descrito no texto do Boletim do Lizard Clube de Portugal

Para algumas raças de canários de forma e postura, é muito importante procurarmos aumentar o tamanho do nosso plantel e melhorar a sua forma. 
Muitos criadores procedem através dos cruzamentos executar esta tarefa, acasalando as aves mais corpulentas. 
Mas o tamanho é uma característica muito complexa, pois depende de diversos factores:
  1. Hereditariedade
  2. Alimentação
  3. Ambiente
  4. Selecção
HEREDITARIEDADE
A característica do tamanho não é apenas controlada por um gene (outras características das nossas aves são controladas apenas por um gene – cor, poupa, etc.), mas sim por um conjunto de genes. 

Assim se explica o porquê da consanguinidade provocar uma redução do tamanho nas aves (menor diversidade de genes, menor o tamanho) sendo apenas mais um dos motivos para a evitarmos (a consanguinidade apenas pode ser útil quando pretendemos fixar uma mutação). 

A pouca diversidade dos genes também tem consequências (pelos mesmos motivos) na forma das aves. 
Deve portanto um criador introduzir novas aves no seu plantel, para manter a diversidade genética. 

No entanto a aves a introduzir devem ser portadoras do património genético pretendido e que não pertencem à mesma linhagem familiar.

ALIMENTAÇÃO
Deve ser muito rica e variada, evitando a carência de vitaminas, aminoácidos e outros componentes, que também provocam a diminuição do tamanho. A mistura de sementes adquiridas normalmente nas lojas comerciais, são insuficientes pois muitas delas são desequilibradas.
As proteínas desempenham uma função importante nos acasalamentos. A metionina contém o zolfo, melhorando a qualidade da plumagem.
As sementes frescas, o germinado, fruta, proteína animal, e uma papa de qualidade com uma percentagem de proteína entre os 16% a 18% são elementos indispensáveis para obtermos aves de qualidade.

AMBIENTE
Uma boa higiene e alojamentos espaçosos devidamente arejados, são condições para noa permitir um bom desenvolvimento do tamanho. A experiência demonstra-nos que a criação em espaços grandes (voadeiras) torna as aves mais robustas e com melhor desenvolvimento do seu esqueleto em relação a outras criadas em espaços pequenos, independentemente do tipo de alimentação ministrada.

As aves criadas em espaços grandes além de serem mais fortes e robustas têm uma plumagem mais brilhante e sedosa.
Outro pormenor importante é que as aves em comunidade adquirem efeitos estimulantes para uma alimentação plena.

As baixas temperaturas no local de criação produzem nos canários um efeito de aumento substancial do peso, devido estas procurarem assiduamente os alimentos.
Outro factor importante é sem dúvida a iluminação no canaril. Quanto maior o número de horas de luz (dias maiores) mais tempo os progenitores se dedicam à alimentação das crias.
No entanto não nos serve de nada aumentar o número de horas de luz, se não proporcionarmos às nossas aves uma alimentação variada e equilibrada, e o espaço não tenha as normas de higiene mínimas para a criação.

Também não nos devemos esquecer que as aves necessitam de um número de horas mínimo para descansarem, e ficarem prontas para outro dia de criação.

SELECÇÃO
A selecção rigorosa e criteriosa das aves de maior tamanho é muito importante. As fêmeas maiores têm tendência a pôr ovos maiores. Um ovo maior é mais rico em reservas proteicas, dando origem a crias mais fortes e resistentes.
Os machos maiores têm já o património genético do tamanho grande para transmitirem às crias.



Os textos são da autoria de:
Luis Morais - Tradução para Espanhol.

Receitas de papas para canários - Método Julie Etienne

Método Julie Etienne
·      6 ovos inteiros
·      200g de pão ralado
·      12 colheres do sopa de papa (comercial)
·      1 colher de sopa de gérmen de trigo
·      1 colher de sopa de levedura de cerveja (pó)
·      1 colher de sopa de Germalyne
·      1 colher sopa de Quikon Forte
·      1 colher de sopa de Vita-Mineral da Natural
·      2 colher de sopa de pólen (abelhas)
Derreter 100g de banha de porco em banho-maria. Juntar tudo e mexer bem.
Depois de estar tudo bem misturado, juntar:
  •  2 colheres de sopa de óleo de noz (biológico)
  •  1 colher de sopa de óleo de gérmen de trigo 
  •  2 colheres de sopa de Biochol – Oropharma 
  •  300g de cânhamo reduzido a pó
Mexer bem até ficar uma papa homogénea.

Os textos são da autoria de: Luis Morais - Tradução para Espanhol.

TURFA NEGRA


TURFA NEGRA é utilizada na ornitologia favorece a digestão e tem uma influência favorável na flora intestinal e estomacal.
Estimula nas aves o instinto debicar, aliviando situações de stress.
Este produto provém de autênticos turfeiros e contam exclusivamente com ingredientes naturais (rico em minerais e oligoelementos).
Deve ser colocado à disposição das aves para uso livre.
Em Portugal a trufa negra é comercializada com o nome de TERRA MIX (Versele-Laga).
  • As penas das aves tal como as unhas ou garras, os pelos ou os chifres dos mamíferos e as escamas dos peixes ou dos repteis, são constituídas em 90% por ß-queratina.
  • O VINAGRE DE MAÇÃ é um produto de eleição para manter os canários em forma, e livres de problemas intestinais e micoses. 10ml por litro de água duas vezes por semana durante todo o ano.
  • O TANTUM VERDE é um excelente produto usado pelos criadores belgas e holandeses na lavagem das aves para as Exposições. 3 colheres de sopa para ½ litro de água morna.
  •  A MICOPLASMOSE pode tratar das seguintes formas:
  • Tilosina a 20% - 200mg de produto misturado em 1 litro de água.
  • Ossitetraciclina – 2g por cada litro de água.

A doença que mais canários mata (colibacilose)

A doença que mais canários mata (colibacilose)

Creio que ao iniciar este artigo não cometo erro em afirmar categoricamente que a doença que causa mais perdas dos canários recém-nascidos durante a época de criação, é a colibacilose, principalmente porque esta doença actua nos jovens canários entre os 3 e os 10 dias de vida.
Esta doença é causada por uma bactéria pequena e curta denominada Echericheia Coli ou Coli Comuni, cujo desenvolvimento é enorme e a sua resistência é extraordinária, tanto às temperaturas baixas como muito elevadas (de 1 a 40 graus). Esta bactéria tem mais de 150 pequenas variações (sorotipos) e instalam-se na mucosa intestinal.
A Colibacilose tem três formas distintas de actuação:
·         Aguda
·         Subaguda
·         Crónica

É sobre a colibacilose aguda que vamos tratar, pois é esta forma de doença que aparece nas nossas criações de canários, e que me levou a debruçar, procurando desta forma poder contribuir para que os amantes da canaricultura em geral possam alcançar bons resultados na época reprodutiva.
A transmissão da doença pode ser de pais para filhos, já na formação do ovo ou de ave para ave.
A água, fezes e alimentos podem estar contaminados e podem ser meios de contaminação. Em espaços mais pequenos e contaminados podem transmitir a doença a outras aves.
 
Todas as aves são alvo desta doença sendo as mais debilitadas as primeiras e mais atacadas.
O primeiro sintoma visível da doença caracteriza-se, quando aparentemente os reprodutores (macho ou fêmea) pretendem alimentar os filhotes e estes não têm forças para receber os alimentos e acabam por morrer à fome.
Se bem que não é verdade que seja negligencia dos pais, pois os filhotes estão afectados pela doença e não duram mais de 12 a 48 horas. Podem apresentar inflamações do aparelho respiratório (nos sacos aéreos) e principalmente no abdómen (normalmente, é possível observar manchas amareladas no interior do abdómen)
Os cadáveres dos jovens canários apresentam um aspecto congestivo, septicemio, observando-se hemorragias cutâneas que na linguagem do criador é norma dizer-se que as crias apresentam as penas do peito molhadas.
É este o sintoma da colibacilose na sua forma aguda.
Assim e após alguns anos de experiências e de consultas em diversa revistas da especialidade passo a escrever o método usado nos meus canários durante as criações para combater a doença, muito embora não seja eficaz a 100% mas atenua a mortalidade e ao mesmo tempo estimula o instinto dos reprodutores em alimentar os seus filhotes
TRATAMENTO:
O melhor tratamento é a prevenção da doença. Procurar manter ao aves sempre bem alimentadas com uma alimentação rica e variada, as gaiolas e as restantes instalações sempre em boas condições de higiene, e o uso regular de pré-bioticos e pró-bioticos.
-  Administrar durante os primeiros 10 dias desde o dia anterior ao seu nascimento dos jovens canários, uma associação de antibióticos misturados na papa:
Estreptomicina – Clorofenicol e Ferramicina adicionando-se vitaminas com complexo B
-  Durante os primeiros 8 dias de vida dos canários, juntar na água uma pequena dose de vitaminas com complexo B, tendo em vista uma melhoria da flora intestinal.
DOSAGEM A EMPREGAR:
Utiliza-se 1g de antibiótico para cada meio litro de agua, com a qual se humedece a papa de criação ou então um 1g de antibiótico para cada 200g de papa de criação se o criador utiliza a papa seca ou húmida.

Nota: Entretanto com a evolução da canaricultura, já existem no mercado produtos devidamente preparados para combater a Colibacilose e que vem facilitar as dosagens.
Segundo os últimos estudos a fosfomicina tem-se mostrado bastante eficiente no combate a esta doença
 

Método de preparar os reprodutores para criação,

Como é sabido, antes das criações devem-se preparar os reprodutores para que estes estejam em perfeitas condições de saúde. 
O grande objectivo é o de evitar o uso de medicamentos durante esta fase, não prejudicando assim o desempenho dos pais e para as crias nascerem com a máxima força possível. 
Normalmente uma boa preparação é o primeiro passo para um ano de sucesso nas criações.
Cada laboratório apresenta o seu método utilizando em exclusivo os seus produtos, sendo de uma forma geral, semelhantes. 
É importante que os criadores tenham consciência de que não há nenhum método perfeito e que este varia de criador para criador (porque as condições das instalações são diferentes entre elas, assim como as aves a preparar), sendo o papel do criador saber qual o que melhor se pode ajustar às suas aves nas suas instalações.
Utilizando produtos provenientes de laboratórios diferentes. 
Foi descrito no Boletim do Lizard Canário Clube de Portugal  a descrição o método usado pelo José Gonçalves da cidade de Leiria (Campeão Nacional de Canários Vermelho Mosaico).

1º Dia – Desparasitar com CC Vermes 10 ml ou duas colheres de chá por cada litro de água. Repetir de 2 em 2 meses.
2º e 3º Dia  -  Vitaminas e aminoácidos PRO-HEPATIC. 1 a 3 ml por cada litro de água.
4º e 5º Dia – Probióticos BIO SAC. 1 colher de chá por cada litro de água.
Do 6º ao 11º Dia – Antibiótico para combater as salmonelas e coccidioses. SULFAPRIM 2,5g a 3g por cada litro de água.
12º Dia – Multivitaminas.
Do 15º ao 18º Dia - Probióticos BIO SAC. 1 colher de chá por cada litro de água.
Do ao 21º Dia - Vitaminas e aminoácidos PRIO-HEPATIC. 1 a 3 ml por cada litro de água.19º

Divulgação e dar a conhecer as técnicas de criação de canários em geral


A secção do canário timbrado do clube de ornitologia do Almadense através do boletim do Lizard Canário Clube de Portugal que tem como objectivos a divulgação e dar a conhecer as técnicas de criação de canários em geral.

Sendo também um dos objectivos do Clube de Ornitologia Almadense e da secção do timbrado espanhol do clube ,relativamente aos canários em geral, havendo muitas coisas em comum, sobre as técnicas de criação e manutenção dos mesmos incluindo nos canários de canto.

Aproveitando o saber do boletim do Lizard Canário Clube de Portugal deixamos aqui o que mais de relevante se pode aplicar aos canários de todas as raças sabendo que existem diferenças de tratamento das mesmas.

Canarios timbrado floreado